Assistência Farmacêutica

Medicamentos Vencidos

1. Objetivo: padronizar o descarte de medicamentos vencidos.

2. Áreas envolvidas: área de dispensação e depósito.

3. Responsabilidades: é de responsabilidade do profissional farmacêutico o descarte dos medicamentos vencidos.

4. Material necessário: medicamentos descartados em prateleira específica.

5. Procedimentos:

a. Fazer uma relação em 2 vias dos medicamentos vencidos anotando nome do medicamento, lote, data de fabricação e data de validade. Para os medicamentos controlados fazer também um comunicado para a vigilância sanitária municipal e dar baixa no Sistema de Gerenciamento de Farmácias e Drogarias (SGFD) entrando em: vendas, outras saídas, selecionar o medicamento vencido, o vendedor, tipo de saída, filial/fornecedor e finalizar. No Sistema de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da POD 1, entrar no link www.sngpc.pod1.com.br com o CNPJ, usuário SNGPC e senha, entrar em lançamentos, outras saídas e preencher a data de emissão, tipo de saída, nota fiscal, produto, quantidade, lote e clicar em salvar.

b. Os medicamentos, tanto sólidos como líquidos, deverão ser descartados com sua embalagem primária em saco branco leitoso e armazenados em local específico até o recolhimento pela empresa de Gestão Ambiental.

c. O motorista da empresa responsável pelo recolhimento deverá carimbar e assinar uma via da relação de medicamentos vencidos e devolver para arquivo.

d. A disposição final dos medicamentos, após ensaios e tratamento prévio para cada tipo de substância, se dará em Aterro Industrial e Sanitário.

Clique abaixo para baixar o conteúdo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock